Manter um bom relacionamento com o cliente é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Em um mercado cada vez mais concorrido, onde as empresas disputam a atenção do consumidor a todo momento, é preciso buscar um sistema CRM para capturar leads, construir uma boa relação com o cliente, mantê-lo fidelizado e torná-lo um verdadeiro defensor da sua marca.
Pensando nisso, queremos mostrar neste artigo como alavancar empresas com CRM por meio de exemplos e benefícios reais. Se você possui um negócio e ainda não utilizou essa ferramenta, chegou a hora de entender todos os recursos que ela oferece. Vamos lá?
Antes de tudo, o que é um CRM?
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. No entanto, nós não gostamos de limitar o seu significado somente a isso porque as funções que uma plataforma CRM reúne hoje são inúmeras. Muitas estratégias de CRM podem ser aplicadas em qualquer negócio, tanto na área de vendas como na gestão de pessoas.
Imagine ter um conhecimento profundo dos seus clientes como gostos, preferências, comportamento de compra, interações com sua marca e outras informações importantes (e-mail, telefone, endereço)? Isso abre um leque de oportunidades para alavancar seu negócio melhorando a jornada de compra do consumidor, antecipando seus desejos e oferecendo um atendimento focado na sua satisfação.
Esta é só uma das vantagens que o CRM tem para o seu negócio. Por isso, vamos detalhar no seguinte tópico outros recursos interessantes da ferramenta.
Como o CRM ajuda a aumentar as vendas
Como falamos acima, o CRM é uma plataforma que oferece muitas funções para objetivos distintos e complementares. Entenda mais:
Automação de vendas
Você pode utilizar os benefícios da automação de vendas para eliminar processos manuais, acelerar a produtividade do seu time de vendas, aumentando a receita do seu negócio. É possível configurar o fluxo de trabalho automatizando e-mails, criar um funil de vendas digital, atribuir tarefas às equipes, assim como integrar a comunicação delas em um único lugar (e remotamente).
Coletar informações
Acompanhar a jornada do cliente é muito importante para toda empresa, sobretudo as que estão no meio digital. E vamos combinar uma coisa? É difícil sobreviver no mercado hoje sem utilizar a internet para vender seus produtos ou serviços. No entanto, como nesse ambiente a captação de dados é ouro, uma plataforma CRM é ideal para coletar, reunir e fornecer insights poderosos sobre seu público-alvo.
Essas informações oferecem muitas vantagens para o seu time de vendas. Com o acesso ao histórico de cada cliente, ele consegue acompanhar a sua jornada de compra para oferecer um atendimento personalizado do início ao fim.
Estatísticas e dados de desempenho
Alavancar empresas com CRM realmente é simples, ainda mais se as estatísticas e dados de desempenho obtidos forem utilizados com inteligência. A ferramenta oferece informações sobre número de oportunidades no pipeline, número de vendas realizadas, valores, taxa de conversão, desempenho dos vendedores, motivos de perda e outros dados. Com isso é possível rever pontos para ajustar a sua estratégia de negócio.
Como utilizar o CRM em negócios digitais
Diante de tudo que você viu, queremos abordar o último ponto sobre como o CRM ajuda aumentar as vendas especialmente nos negócios digitais. Quem possui uma loja virtual sabe a importância de ter um canal de atendimento rápido e sempre à disposição do cliente. Por isso, utilizar um sistema CRM é a maneira mais simples de otimizar a gestão de relacionamento com o consumidor. Nele você pode:
Fazer integração com o WhatsApp
Estar presente nesse aplicativo mais utilizado pelos brasileiros é primordial para não perder oportunidades de vendas. Com uma plataforma CRM e o WhatsApp Business integrados você poderá unificar o atendimento e ainda:
- Enviar propostas e orçamentos
- Integrar o próprio WhatsApp a suas redes sociais
- Automatizar respostas para perguntas frequentes
- Criar um chatbot com fluxo de conversas personalizadas
Conteúdo personalizado nas redes sociais
Por último e não menos importante, utilizar o CRM em negócios digitais possibilita traçar estratégias de marketing para segmentar perfis de público e construir campanhas mais assertivas e eficientes. Com o uso da ferramenta, há um mundo de possibilidades para nutrir os leads em todas as etapas do funil de vendas, com conteúdo feitos sob medidas capazes de atraí-los e aproximá-los da sua marca.
Como você viu, o CRM é uma plataforma muito versátil, que cabe para todos os tipos e tamanhos de negócios. Ficar de fora dessa tecnologia é arriscado para quem busca crescer e se manter competitivo sempre! Portanto, a nossa dica é não perder mais tempo e aproveitar as vantagens que ela oferece.
Fonte: AmoCRM
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