Em um mundo em que a sociedade está cada vez mais conectada, empresas que desenvolvem um planejamento de e-mail marketing podem alcançar leads e clientes de valor, já que muitos esperam receber um certo número de comunicados online.
Quando um cliente compra algo em uma loja, ele quer a confirmação de que o pagamento foi recebido.
Além disso, a partir do momento que alguém se inscreve em um programa de fidelidade, deseja ofertas regulares projetadas apenas para eles.
Aprender a usar o email marketing corretamente significa projetar mensagens cuidadosamente direcionadas, seja para avisar os funcionários sobre um treinamento NR 32, ou alertar os clientes de que há novidades no mercado prontos para o consumo.
Sendo assim, uma equipe de marketing precisa estar atenta a diversos detalhes, desde a marca no e-mail até a linguagem empregada para informar, persuadir e envolver o público-alvo.
O e-mail marketing geralmente envolve o uso de diferentes tipos de mensagens para atingir determinados objetivos.
Todas as boas estratégias de e-mail marketing começam com a descoberta do que uma empresa deseja realizar com as campanhas publicitárias.
Normalmente, os objetivos do email marketing vêm em 4 categorias:
Um e-mail destinado a gerar conversões pode segmentar membros específicos do público, a partir de uma oferta exclusiva.
A partir de determinadas informações coletadas, a empresa, em conjunto com a equipe de marketing, pode segmentar os clientes em diferentes grupos, tendo como base o que eles compram e o que precisam da empresa.
Uma campanha de marketing com foco em conversão pode enviar ofertas específicas para cada segmento, levando em consideração as necessidades e expectativas do público.
O importante a lembrar é que o e-mail não é apenas sobre conversões. Trata-se também de mostrar a personalidade única de cada marca, facilitando a conexão com os clientes.
Durante os períodos de crise, as empresas usam o e-mail para tranquilizar os clientes.
Quando uma marca de peças para CNC voltada para o setor industrial está evoluindo, por exemplo, ela pode recorrer ao e-mail para informar o público sobre os próximos lançamentos e oportunidades de produtos.
A diversidade do e-mail significa que ele tem um papel a desempenhar em todas as partes da jornada do cliente, desde a conscientização até o atendimento pós-compra.
O e-mail marketing é uma ferramenta valiosa não apenas no kit de ferramentas de divulgação, mas também na estratégia de marca.
Com o e-mail, uma empresa pode alcançar os clientes em qualquer lugar. Isso ajuda a aumentar a familiaridade com a marca, proporcionando um tom de voz exclusivo.
O e-mail também é acompanhado de um grau de intimidade que não se consegue com anúncios PPC (Pay Per Click), isto é, anúncios pagos, sejam eles em um formato padrão ou anúncios gráficos.
Os consumidores envolvidos com os meios digitais têm o direito de escolher quem querem na caixa de entrada, inclusive a empresa de PABX em nuvem que pode atender a clientes específicos.
Dessa forma, as empresas não podem enviar mensagens para qualquer pessoa, ou correm o risco de uma multa enorme, visto que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), está em vigor desde 2019.
As diretrizes de privacidade significam que, para muitas pessoas, a caixa de entrada é um ambiente para conteúdo cuidadosamente selecionado.
Se uma empresa consegue convencer o cliente de que merece um lugar na caixa de entrada dele, poderá alcançá-lo onde quer que ele esteja. Isso inclui conectar-se com clientes em movimento.
Os consumidores geralmente têm aplicativos em telefones smartphones, preparados para que qualquer pessoa possa verificar os e-mails em qualquer lugar.
O e-mail marketing também tem a vantagem de ser facilmente personalizável.
Com as ferramentas de e-mail marketing certas, a equipe criativa pode personalizar modelos profissionais com logotipo próprio, esquemas de cores e tipografia da loja de manutenção em notebook, se for o caso.
Sendo assim, a empresa tem o potencial de dimensionar as mensagens de e-mail o quanto quiser. Até mesmo automatizar campanhas e criar mensagens diferentes para atender a diferentes partes do público que se pretende alcançar.
Vale combinar a versatilidade do e-mail com o fato de que as pessoas verificam os e-mails pelo menos uma vez ao dia e, por esse viés, fica mais fácil entender por que o e-mail marketing é essencial para qualquer marca.
O e-mail é um componente crucial de qualquer estratégia de marketing, branding e crescimento. Estudos feito pela Convince&Convert mostram que os consumidores que compram produtos por e-mail gastam até 138% a mais do que os pares que envolvem o marketing digital.
Além disso, os consumidores B2B (Business To Business) e B2C (Business To Consumer) esperam que os e-mails entreguem ofertas em uma caixa de entrada. Isso significa que qualquer empresa pode anunciar para os clientes sem parecer muito insistente.
O que se deve perguntar não é, necessariamente, por que é preciso de uma estratégia de e-mail marketing, mas como ela se encaixa dentro das propriedades e características da empresa de locação de impressoras ou da indústria focada no setor automobilístico.
Há muitas consultas extras que entram nessa consideração, como encontrar os melhores serviços voltados para a estratégia de e-mail marketing.
Os serviços digitais que dão acesso a modelos valiosos, análises e outras ferramentas são particularmente úteis para aumentar o ROI (Return Over Investiment), ou seja, o retorno sobre investimento, através de uma campanha de marketing digital.
Existem boas razões pelas quais o email marketing permaneceu consistentemente popular desde a implementação da internet em escala global.
O processo de envio de e-mails direcionados e facilmente digeríveis é rápido, eficiente e um investimento muito mais em conta do que quase qualquer outra forma de marketing, inclusive quando se trata do campo online.
Quando comparado com alguns métodos de marketing digital, como o PPC, o email marketing é muito mais barato.
Muitas plataformas de email marketing são totalmente gratuitas para bancos de dados com menos de 2.000 contatos. Modelos personalizados podem ser facilmente criados por meio de editores de HTML.
Alcance de público-alvo garantido e auto-selecionado com o clique de um botão.
Não há limites para o número de pessoas que uma empresa de etiquetas para produtos de limpeza pode alcançar por e-mail marketing, desde que se tenha a base de apoiadores disponível.
Isso também ajuda a tornar o e-mail marketing um dos métodos de divulgação mais previsíveis disponíveis. É possível mensurar o alcance exato de campanhas para poder analisar com precisão os resultados.
A maioria dos usuários de e-mail comercial tem a caixa de entrada aberta continuamente ao longo do dia e, muitas vezes, também a verifica no momento mais apropriado.
E-mails cuidadosamente programados aumentam o reconhecimento da marca e mantém a empresa na frente da mente do cliente-alvo nos momentos em que eles provavelmente tomam decisões de compra.
Isso proporciona uma vantagem psicológica imediata sobre os concorrentes, levando em consideração que o cliente pode estar pesquisando, mesmo que eles tenham um perfil mais relevante em redes sociais ou classificações mais altas no Google.
Os e-mails podem ser facilmente compartilhados com amigos, colegas e contatos, tornando os e-mail marketing o conteúdo ‘viral’ original, inclusive com a apresentação de envelope personalizados digitais das empresas.
Muitos e-mails também são compartilhados pelos destinatários nas redes sociais, especialmente se contiverem links úteis. Isso aumenta ainda mais o alcance do conteúdo.
O e-mail marketing permite acesso a análises precisas. É possível descobrir quantos e-mails foram abertos, quantos links foram clicados, e até mesmo onde os leitores estão localizados.
Dessa forma, é preciso usar essas informações para ajustar campanhas futuras e tornar o próximo e-mail ainda mais bem-sucedido.
Embora a maioria dos e-mails individuais na campanha não seja aberta, o email marketing ainda tem um ROI impressionante que supera facilmente o marketing de busca, PPC ou mala direta tradicional.
O valor do e-mail marketing aumenta com o tempo, à medida que os assinantes de uma lista abrem e se envolvem com alguns e-mails sobre cursos profissionalizantes de interesse próprio, enquanto outros não.
A chave para bons retornos do email marketing é focar na construção de relacionamento, além de proporcionar algo de valor aos assinantes da lista, em vez de usar o email marketing para vendas pontuais.
Por fim, a estratégia de e-mail marketing não se mostra completa sem as informações certas para incentivar o leitor a se envolver com a marca.
Para garantir que uma empresa obtenha altas taxas de sucesso da campanha de e-mail marketing, vale tentar incluir informações sobre:
Fornecer as principais informações para o negócio incentiva o leitor a agir e acompanhar as informações no e-mail para saber mais.
De qualquer maneira, é importante verificar ativamente a conta de e-mail comercial em caso de respostas, pois o marketing se mostra mais envolvente quando o leitor sabe que há uma pessoa ativa por trás dos e-mails para se comunicar, humanizando a marca junto ao público.
Ao adotar uma abordagem orientada ao valor do email marketing, com uma lista de contatos cuidadosamente segmentada e abordagens personalizadas para cada grupo, toda empresa verá por que essa forma mais antiga de marketing digital ainda está entre as mais bem-sucedidas.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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