Segurança na internet é importante para você? Para o seu cliente também! Instale o certificado SSL no seu site agora mesmo!
1,7 bilhão é o número total de websites na internet no mundo, dos quais quase 200 milhões estão ativos, segundo os dados de 2019 da Internet Live Stats.
Como garantir aos usuários que o seu site oferece um ambiente seguro para a troca de informações e compras para não perder oportunidades de negócios?
Aquele símbolo de cadeado ao lado do endereço de um site não é meramente decorativo, é uma identificação de segurança chamada Certificado SSL (Secure Sockets Layer).
Quando o certificado SSL está ativo, a URL http passa a ser https. Ele fornece uma proteção criptografada e torna segura a troca de informações pessoais, como preenchimento e envio de um formulário de contato, e a realização de transações financeiras dentro de um site.
Na prática, o SSL cria um código em cima dos dados do site e os embaralha para dificultar o acesso de intrusos.
Se você tem uma loja virtual ou e-commerce, por exemplo, possuir um certificado SSL ativado é obrigatório, pois somente assim o consumidor saberá que há segurança para transações com cartão de crédito e que suas informações dificilmente serão hackeadas e vazadas.
Desde 24 de julho de 2018, o Google atualizou seu navegador Chrome para exibir um aviso de site “não seguro” ao lado da URL quando não existe um certificado SSL ativado. É por conta e risco do usuário continuar ou não a navegação. Essa ação é importante para que as pessoas identifiquem com mais clareza quais sites estão de fato seguros e protegem suas informações.
Importante saber: Certificado SSL não dura para sempre
Os certificados SSL possuem um período de validação e que podem variar de acordo com o tipo escolhido. Em geral, a validade é de um ano e após esse período, é necessário fazer a renovação.
Quando um certificado expira, o Google emite um aviso para o visitante de um site semelhante a este: “Sua navegação não é segura. Tem certeza que deseja continuar?”.
Em alguns casos, o site pode até mesmo sair do ar e não ser encontrado em mecanismos de pesquisa. Além disso, as informações e dados do site ficam desprotegidas e acessíveis para hackers.
Existem três tipos de Certificado SSL:
- Validação de domínio: básico em segurança. Esse certificado de validação identifica que é seguro navegar em um domínio e trocar informações.
- Validação da organização: intermediário em segurança. Valida o domínio e as informações da empresa, como idoneidade e existência física.
- Validação estendida: alto nível em segurança. Além das funções dos dois anteriores, requer uma análise mais profunda da empresa e do site antes da sua emissão. Sites que têm certificado SSL com validação estendida, possuem o nome da empresa em destaque antes da URL, esse detalhe pode ser visto em endereços web de alguns bancos, por exemplo.
Por que ter um site com o protocolo de segurança https é positivo para os negócios?
Com certeza você já entendeu a importância do certificado SSL no quesito segurança, mas o que você ainda não sabe é que ter esse certificado ativado traz muito mais benefícios para o seu negócio na internet, como:
- SEO (otimização para mecanismos de busca): quando um site possui o https ativo, informa ao Google que oferece segurança para os usuários e que atende a um dos requisitos de ranqueamento do Google. Isso pode ajudar a melhorar o posicionamento do site para “aparecer no Google”.
- Google Ads: se o seu site solicita informações de usuários, como uma landing page por exemplo, uma das regras do Google Ads para fazer campanhas de anúncios pagos, é ter o Certificado SSL ativo.
- Credibilidade e responsabilidade: a mensagem que os visitantes do site recebem é que você se preocupou com a segurança das informações e dados dos clientes, e não somente com a captação de leads (cadastros) e as vendas.
- Experiência do usuário: mesmo um site responsivo, com design atraente e conteúdo dinâmico, pode não ser suficiente se a pessoa se sentir insegura. A experiência do usuário corresponde a um todo.
Segurança é requisito básico para qualquer negócio virtual.
O Certificado SSL e o protocolo https representam mais do que segurança e zelo pelas informações dos visitantes.
Eles estão ligados à imagem do seu negócio e demonstram preocupação em proporcionar uma boa experiência para os usuários, atendimento aos principais requisitos do marketing digital e comprometimento com os resultados da própria empresa.
Fonte: Planner Bay Marketing